Respostas
Basquete - Treinar em quadras com piso adequado. · Usar tornozeleira e tênis apropriado. Para aliviar a região lombar, fazer alongamento, trabalho em meio líquido e fortalecer a musculatura na bicicleta ergométrica.
Corrida - A avaliação prévia identifica possíveis encurtamentos da perna. A condição, freqüente, é corrigida com palmilhas. Fazer aquecimento, usar tênis apropriado e correr em piso bom. Aumentar gradualmente a distância percorrida. Fazer trabalho compensatório em água e alongamento. Se necessário, recorrer a técnicas de reprogramação postural.
Dança - Fazer aquecimento antes da prática. · Usar tutores nos pés para prevenir joanetes. · Se necessário, adotar palmilhas adequadas. · Praticar hidroterapias para aliviar a região lombar.
Futebol - Exercícios em aparelho, bicicleta ou piscina reforçam os joelhos. · Aprender a cair, como fazem os judocas, minimiza o estrago causado por rasteiras e carrinhos.
Judô - Fortalecer a musculatura da região superior do corpo. · Cuidado ao ingressar no nível competitivo. Sem o devido preparo, pode-se acabar machucado.
Natação - O local deve ter ótimo sistema para tratar e drenar a água. · O uso de chinelos diminui o risco de micose de vestiário. E os calçados podem receber preventivamente pó antimicótico. · Para favorecer a formação óssea, pode-se complementar as aulas com atividades que exijam contato com o chão, como caminhadas, ou que desenvolvam a musculatura, como pesos. · Deve-se hidratar o corpo com água ou bebidas isotônicas.
Tênis - Fazer alongamento ou hidroterapia para melhorar a flexiblidade. · Fortalecer os músculos do lado menos usado do corpo.
Vôlei - Alongar e fortalecer a musculatura de joelhos e ombros. · Exercícios em aparelhos para equilibrar a musculatura dos dois lados do corpo. · Exercícios compensatórios em piscina para aliviar a lombar.