Respostas
A Liofilização é um processo de remoção de água de um determinado material a baixas temperaturas, a fim de que o calor não modifique a natureza do produto desidratado.
A liofilização consiste no congelamento do substrato (podem ser, alimentos como café, frutas ou qualquer outra matéria-prima em que se deseja remover a água) em um ambiente a vácuo e posterior aumento da temperatura (baixas temperaturas), fazendo a água que está no estado sólido sublime, passando diretamente para o estado gasoso.
O vácuo ajuda que a água evapore em baixas temperaturas, visto que o que além das relações intermoleculares outra força que tem que ser superada para um material passar para o estado de vapor é a força exercida pela pressão atmosférica exercida sobre o líquido, o qual tem que tornar a pressão de vapor dele igual ou superior a pressão atmosférica para , assim poder passar para o estado gasoso.
Como mencionado, ela serve para desidratar. Assim, ela serve para a produção de alimentos desidratados como figos, pessegos e até o café solúvel. Em laboratórios de química a liofilização é usada para secar extratos orgânicos que contenham água, pois os extratos orgânicos são, normalmente, sensíveis ao calor elevado, e como a liofilização evapora a água em temperaturas mais brandas, ela se torna um método muito utilizado de secagem de extratos orgânicos.