Respostas
As figuras dessa esfera governamental são o Presidente da República, os Deputados Federais e os Senadores. A eles cabem medidas e funções que serão aplicados em todo o território nacional.
Além de criar a Política Nacional de Educação e regular as instituições de ensino, a União tem grande responsabilidade sobre o ensino superior e técnico públicos de qualidade. Não é a toa que existam as Universidades, Institutos e Centros Tecnológicos federais espalhados pelo país.
Segundo o site do Senado Federal, quando se trata de segurança pública, a União é: “Responsável por elaborar e implantar estratégias e metas a serem alcançadas, e por criar os programas de prevenção e controle da violência e criminalidade. Deve também elaborar propostas de leis sobre a questão, promover a integração dos órgãos e instituições de todo o país que tratam de segurança pública, combater o narcotráfico, o contrabando, a lavagem de dinheiro e a corrupção, e construir e cuidar das prisões federais.” Para isso, a União conta com o trabalho das Forças Armadas e das Polícias Federais, além de administrar presídios federais.
É o Governo Federal quem financia e organiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Cabe a União fazer o repasse dos recursos destinados à saúde aos estados e municípios.
A administração de empresas públicas e a construção e manutenção de rodovias interestaduais, ferrovias, aeroportos internacionais, barragens e hidrelétricas também é de responsabilidade dessa esfera governamental, bem como temáticas relacionadas às relações e comércio internacional, agências reguladoras, assuntos econômicos como política fiscal, política cambial e política monetária.