A constituição de 1988 reconhece a "independência" e a "harmonia" entre os poderes, no que se refere ao controle do estado.
Baseado nessa informação, avalie as asserçoes a seguir entre elas:
I- A independência é a respeito que cada um dos poderes deve ter para com as prerrogativas do outro poder.
Porque
II- Inversamente, a harmonia significa que a entrada e a permanência das pessoas em um poder, não dependem em hipótese alguma, da vontade ou interesse dos outros poderes.
Acerca dessas asserçoes, assinale a opção correta:
a. ( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. ( ) As asserçoes I e II são proposições falsas
c. ( ) As asserçoes I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
d. ( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
e. ( ) As asserçoes I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I
Respostas
A alternativa correta da questão é a letra A:
"A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. "
Os três poderes consagrados pela Constituição Federal e que formam as bases da democracia - que são os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, possuem como premissas básicas a independência e a harmonia que devem manter entre si.
A independência é a prerrogativa que confere aos três a autonomia para operarem, conforme suas próprias diretrizes internas, apesar de que os três são controlados e controláveis entre si, uns pelos outros.
Significa, também, que um não deve interferir nas decisões do outro.
Contudo, a harmonia está no sentido que os três devem respeitar-se e cooperarem mutuamente para o exercício da democracia, o que só se consegue quando eles operam de maneira equilibrada e de acordo com o interesse coletivo.
Espero ter ajudado!
Resposta: I e II são proposições falsas
Explicação: Nossa Constituição de 1988 expressou a independência e a harmonia necessária entre os poderes para o controle do Estado. Independência significa que a entrada e a permanência das pessoas em um poder não dependem da vontade dos outros poderes. Além disso, a ação de um poder não depende de consulta e nem de autorização do outro. Por fim, cada poder é livre para organizar seu funcionamento, sempre com base no princípio da legalidade. A harmonia, por sua vez, é respeito que cada poder deve ter para com as prerrogativas do outro poder.