Explique as seguintes relações intraespecificas harmônicas e cite um exemplo de cada :motualismo,inquilinismo e protocooperacao
Respostas
Resposta resumida
Mutualismo: Associação entre dois indivíduos que se beneficiam mutuamente e que acontece de forma obrigatória.
Exemplo: Líquen: associação entre fungo e alga.
Protoccoperação: Associação entre duas espécies que também se beneficiam mutualmente mas que, não necessariamente, seja obrigatória.
Exemplo: Crocodilo x Pássaro - palito.
Inquilinismo: Relação na qual uma espécie se abriga em outra espécie.
Exemplo: Peixe-agulha.
Resposta detalhada.
Mutualismo:
Associação entre indivíduos de espécies distintas que se beneficiam mutuamente. Os associados criam um grau de dependência recíproca tão acentuado que a coexistência deles passa a ser obrigatória, isto é, os indivíduos não conseguem mais sobreviver isolados uns dos outros.
Exemplo: Associação entre fungo e alga (líquen).
Inquilinismo:
Relação na qual um espécie procura abrigo ou suporte no corpo de indivíduos de uma outra espécie, sem prejudicá-la. Trata-se, portanto, de um caso particular de comensalismo. O inquilino (espécie beneficiada) obtém abrigo, proteção ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira. O inquilinismo envolvendo espécies vegetais é chamado de epifitismo.
Exemplo: Orquídeas x Bromélias.
Protocooperação (cooperação):
Associação entre duas espécies que também se beneficiam mutuamente sem, entretanto, estabelecer um grau de dependência obrigatório, como acontece no mutualismo. Na protocooperação, portanto, a coexistência das espécies não é obrigatória. É também chamada de mutualismo não obrigatório.
Exemplo: Crocodilo x pássaro-palito - O pássaro-palito frequentemente entra na boca do crocodilo africano para retirar e comer restos de alimentos e sanguessugas, que normalmente são encontrados aderidos à mucosa bucal do réptil. com isso, o crocodilo é beneficiado por livrar-se de parasito, enquanto o pássaro-palito tem uma opção alimentar.