(FGV-SP) O Brasil realizou, na segunda metade do século XX, a transição demográfica e mudou a distribuição espacial da sua população.
A partir dessa afirmativa, indique duas consequências para a economia (uma positiva e outra negativa) da transição demográfica
Respostas
Duas consequências para a economia (uma positiva e outra negativa) da transição demográfica foi o crescimento das cidades, o que também acabou gerando aumento do consumo e, consequentemente, aumento da oferta de empregos.
Entretanto, como aspecto negativo desa transição geográfica foi a marginalização e surgimento das zonas periférica, pois a desigualdade social surgiu da falta de redistribuição de renda entre a população.
Abraços!
Resposta:
Explicação:
Consequência negativa- com a maior parte da população sendo idosos, o número da PEA (população economicamente ativa) iria diminuir afetando diretamente a economia, além dos maiores gastos com saúde pública, principalmente no Brasil que tem programas como o SUS.
Consequência positiva- com a quantidade de jovens reduzida, os gastos com educação na teoria deveriam ser melhor direcionados, formando assim profissionais mais qualificados que posteriormente vão contribuir com a PEA, logo com a economia.