Texto de Ana Maria Machado e Ilustraçõeso de Claudius. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005. Texto disponível em:http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/01/na-espera-menina-bonita-do-lao-de-fita.html O livro acima traz uma linda história de valorização da beleza negra, onde um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha “bem pretinha”. Durante a obra, o coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo. A professora Ana, da turma de 5 anos da Educação Infantil, resolveu trabalhar este livro abordando a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra. Em um primeiro momento contou a história utilizando diferentes estratégias. Em segundo momento conversou com as crianças sobre a história levantando questões sobre a cor da pele, do cabelo. Em um terceiro momento, aproveitou a descoberta do coelho de que a gente “se parece com os pais, tios,...”e fez um trabalho de pesquisa com as crianças e seus pais , com fotos e relatos. Ao final do seu plano pode perceber que as crianças mudaram suas atitudes e relações positivamente , valorizando e respeitando características diferentes do que suas próprias . Baseado no relato acima, podemos concluir que:
Respostas
Que a professora adotou diferentes estratégias para que as crianças entendem a importância de valorizar a cultura negra.
O relato apresenta a importância do professor realizar estratégias para que a leitura se torne próxima dos alunos, além de fazer com que os mesmos possam entender a sua realidade por meio da história do coelho.
Faz-se importante que o professor incentive a leitura, e que a mesma seja de acordo com o nível de aprendizado do aluno. Não muito básica, nem muito difícil.
A professora fez com que os alunos mudassem as suas atitudes por meio do relato.
Obs: Na próxima vez coloque as alternativas para a contribuição ser mais eficaz.
Abraços!
Resposta:
O trabalho pedagógico enfatizou o trabalho de cultura negra e sua valorização no contexto da formação social;o: