Paciente admitido na unidade de emergência do hospital, em ventilação espontânea, consciente e orientado, sinais de leve desconforto ventilatório. O fisioterapeuta responsável, durante a sua avaliação, observou a ausculta pulmonar sem ruídos adventícios, presença de taquipneia, extremidades frias e pouco perfundidas, além de saturação periférica de oxigênio (SpO2=85%), com sinal irregular do oxímetro.
Considerando o contexto do caso apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
No caso exposto, é possível afirmar que o paciente apresenta sinais de hipoxemia, pois o valor da SpO2 encontra-se abaixo do valor esperado.
b.
Em todos os casos de alteração de oxigenação deve ser analisada de forma invasiva com a coleta de sangue, pois a oximetria de pulso não é confiável.
c. No caso exposto, o paciente não apresenta hipoxemia, pois a saturação periférica encontra-se no seu valor de normalidade.
d.
No caso exposto, não é possível ter certeza se o paciente encontra-se hipoxêmico, pois a oximetria pode estar com a leitura prejudicada.
e.
No caso exposto, é possível afirmar alteração de oxigenação, pois a oximetria de pulso foi avaliada de forma fidedigna.
Respostas
respondido por:
50
d.
No caso exposto, não é possível ter certeza se o paciente encontra-se hipoxêmico, pois a oximetria pode estar com a leitura prejudicada.
respondido por:
1
A irregularidade na oximetria pode indicar que o equipamento está desregulado, então a leitura pode estar prejudicada, não há como falar com certeza se ele está hipoxêmico (alternativa D).
E o que fazer nesses casos?
Tentar usar outro equipamento ou verificar sinais clínicos podem ajudar muito. Observe a coloração das mucosas, se elas estiverem cianóticas, é um sinal de hipoxemia.
A falta de vasos visíveis na pele também indica hipoxemia. Exames de resistência cardiorrespiratória também podem indicar a hipoxemia.
Venha estudar mais sobre o oxigênio
https://brainly.com.br/tarefa/49397527
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás