Respostas
"Mito 1: Os vulcões são mais ativos hoje do que no passado
Sempre que vulcões em todo o mundo começarem a ser notícia, você verá manchetes como essa do Daily Star da Grã-Bretanha: "O núcleo da Terra em crise? Os vulcões explodem em todo o mundo - e ninguém sabe por quê". Da mesma forma, um site de profecias bíblicas adverte: "Parece ter havido um aumento nos terremotos em torno de 1900, assim como em 1940, e ultimamente". A implicação é que as coisas estão piorando.
Apesar desses medos, a Terra não está se tornando mais geologicamente ativa. A atividade geológica ao longo do tempo tem fluxo e refluxo, com algumas áreas que têm mais erupções ou terremotos e outras que têm menos. Em qualquer momento, há pelo menos entre oito a 12 vulcões em erupção ao redor do mundo, ou seja, está sempre acontecendo e não há razão para pensar que esses números tenham variado muito ao longo do tempo (o Programa Global de Vulcanismo do Smithsonian mantém uma lista).
Com nossa capacidade moderna de monitorar vulcões em muitos locais remotos, graças aos satélites e à velocidade com que as notícias viajam pelo mundo hoje, uma erupção que poderia passar despercebida há 100 anos certamente chegaria às manchetes em 2018. Os vulcões não estão mais ativos hoje, nós apenas estamos mais conscientes quanto a isso"
mito = "A coisa mais perigosa em um terremoto são os deslizamentos de terra".
Quando na verdade - A maioria dos danos causados por terremotos é causada por objetos que quebram ou caem nas pessoas, ferindo-as.