Respostas
respondido por:
15
No fim do século XIX, países europeus repartiram a África entre si e a exploraram durante aproximadamente 100 anos, deixando terríveis sequelas de sua presença.
Como se não fosse o suficiente a dizimação, com a necessidade da mão de obra escrava na América, no final do século XIX, os exploradores se aliaram às elites locais, passando a desfrutar de prestígio social e econômico. A África sofre até hoje com os efeitos e consequências da exploração imperialista.
respondido por:
3
Os indígenas saíram do isolamento em que viviam , o que lhes trouxe novos costumes e a consequente descaracterização da sua cultura e perda da natureza tal como a conhecia.
- Escravização: os índios foram utilizados como escravos no início, contudo, não foram tão eficazes na produção do açúcar e e foram substituídos pelos negros africanos.
A escravização trouxe várias consequências:
- massacre de milhares de índios
- ocupação das suas terras
- desestruturação do sistema produtivo e das instituições indígenas.
- mortalidade em função das doenças trazidas da Europa
- Poluição ambiental
Com tudo isto (perda de espaço e independência), os indígenas foram se tornando cada vez mais dependentes do "homem branco" o que mais depressa ditou não só a ruptura demográfica e social dos indígenas, mas também as suas raças.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás