1)A escola tem papel fundamental no processo de inclusão. No entanto, fala-se que a escola pública no Brasil sempre foi praticante da exclusão e que o atual governo (seja qual for) está corrigindo esta injustiça (isto para aqueles que acreditam na boa vontade dos governos...). E estratégia para esta tal inclusão são bem conhecidas: criação de ciclos, a não reprovação, o abandono das notas, as correções de fluxo, entre outras.
Qual é o papel da escola no processo de inclusão?
________________________________________
Alternativas:
• a)A escola é o principal espaço para que, pela inclusão, o aluno tenha conhecimento.
• b)A inclusão em espaço escolar deve partir das políticas públicas de educação como direito de todos em frequentar uma escola.
• c)É o Ministério Público que deverá garantir acesso à todos os indivíduos em idade escolar para garantir a inclusão ao conhecimento.
• d)A escola tem o papel de garantir ao sujeito o conhecimento para que ele exerça de forma plena e com autonomia a sua cidadania. Incluir significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais.
• e)Manter a escola acessível a todos com espaços adequados para acolher todos os indivíduos com limitações físicas.
Respostas
A resposta correta é a letra D.
A escola tem o papel de garantir ao sujeito o conhecimento para que ele exerça de forma plena e com autonomia a sua cidadania. Incluir significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais.
De fato a alternativa D está correta.
A escola nos dias de hoje, tem o papel de formar indivíduos para a socialização, tendo o educador como um mediador do conhecimento, não mais aos moldes tradicionalistas.
Assim, apesar da didática e do projeto pedagógico inclusivo, ter o professor como um facilitador do conhecimento e supervisor das questões relacionadas ao aluno, como levar em consideração seu contexto sociocultural e institucional, ainda sim não consegue realizar fora do espaço escolar, o que cabe a outros profissionais e os pais.