Respostas
O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos. As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas
Conhecido primeiramente como o protesto do Pão e Paz, o Dia Internacional da Mulher surgiu na Rússia em 1917, depois que 90 mil operárias se manifestaram contra o Czar Nicolau II para combater as más condições de trabalho e a participação da Rússia na Primeira Grande Guerra. Mas, antes desse movimento significativo, mulheres dos Estados Unidos e outros pontos da Europa se manifestavam contra a desigualdade em relação aos salários dos homens, que chegava a ser um terço, contra o trabalho infantil, comum no século XX, além, claro, pela igualdade política. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos, em 1908, por volta de 1500 mulheres se uniram em prol da igualdade entre homens e mulheres.
Mas ainda não passava de algo simbólico demais. Vinte anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unida (ONU) assinou um documento em que firmava princípios de igualdade entre mulheres e homens. Apenas em 1977 o dia 8 de março foi reconhecido oficialmente pela ONU como o dia da mulher.