• Matéria: Filosofia
  • Autor: mbtnv
  • Perguntado 7 anos atrás

Em que medida o agente é o centro de convergência a rede conceptual da ação ?

Respostas

respondido por: thatyanagoldman
0

A intenção é o que nos propomos realizar, ou seja, o que está no nosso intento fazer. Pode-se dizer que a *intenção traduz aquilo que o agente quer fazer, atingir ou obter. A intenção é, de certo modo, uma antecipação da ação. Acarreta consigo, de modo implícito, a escolha e planeamento da ação – concepção (consiste na representação de uma meta a atingir, de um objectivo a realizar) a ponderação dos meios possíveis de a concretizar e avaliação das consequências que dela podem advir – deliberação. Não existe também sem a decisão pois aquilo que o agente se propõe fazer é a determinação de uma entre várias hipóteses de atuação.

O agente atua sempre intencionalmente isto é, na intenção de … ou com a intenção de…isto significa que o agir humano é sempre intencional ou, por outras palavras, que o ser humano sabe sempre o que quer e porque quer. Há que saber os motivos para clarificar a ação.

*A intenção ajuda-nos a atribuir a ação a um agente. A intenção “leva a marca da pessoa”; consiste naquilo que o agente quer realizar; é aquilo para que a ação aponta, sendo resultado de uma decisão. A intenção responde à questão “Que fazes?”. A intenção implica um agente consciente.

Perguntas similares