• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

O processamento mínimo de produtos, técnica que altera fisicamente (descascamento, corte, fatiamento etc.) a apresentação das hortaliças, deixando-os prontos para consumo ou preparo, está cativando a preferência dos consumidores por vários motivos: são práticos e convenientes, mantêm as características do vegetal fresco, evitam desperdício por partes estragadas, são limpos e embalados, têm qualidade sanitária alta e são possíveis de serem obtidos em menores quantidades. Fonte: EMBRAPA. Ciência que transforma. Disponível em: https://www.embrapa.br/sistemas. Acesso em: 02 nov.2018. Diante do exposto sobre o mercado de produtos minimamente processados, julgue as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) Técnicas de processamento mínimo em batata (Solanum tuberosum L.), como batata descascada, cortada, embalada, em forma de flocos desidratados de batata e a fécula de batata, garantem melhores rendimentos econômicos, quando as batatas in natura não apresentam qualidade satisfatória como boa aparência, formato, entre outros. ( ) O mercado do tomate (Solanum lycopersicum) se divide entre a destinação consumo in natura, como exemplo os tomates chamados “tomate longa vida” que são frutos com qualidade e mais firmes, e a destinação de minimamente processado que são as polpas, purês, extratos, sucos e molhos, no qual atendem a mercados com público que buscam por praticidade, agilidade e menor tempo gasto no preparo das refeições. ( ) O consumo de cebola (Allium cepa) in natura apresenta-se na forma de condimentos e saladas, e as formas industrializadas mais facilmente encontradas são flocos desidratados, pastas e conservas (picles). ( ) Atualmente o mercado vem se adaptando e apresentando novas perspectivas de negócios através de produtos alternativos como o processamento mínimo para atender nicho de mercado como hospitais, escolas e restaurantes. ( ) O mercado de produtos vegetais minimamente processados não promove rentabilidade ao produtor rural por não possibilitar um planejamento de mercado eficiente que absorva essa produção. Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. F – F – V – V - F.
b. V – F – V – V - V.
c. V – V – F – F - V.
d. V – V – V – V - F.
e. F – V – F – F – F. (ALTERNATIVA INCORRETA)

Respostas

respondido por: adevanirmartins
21

(   ) Técnicas de processamento mínimo em batata (Solanum tuberosum L.), como batata descascada, cortada, embalada, em forma de flocos desidratados de batata e a fécula de batata, garantem melhores rendimentos econômicos, quando as batatas in natura não apresentam qualidade satisfatória como boa aparência, formato, entre outros.

(   ) O mercado do tomate (Solanum lycopersicum) se divide entre a destinação consumo in natura, como exemplo os tomates chamados “tomate longa vida” que são frutos com qualidade e mais firmes, e a destinação de minimamente processado que são as polpas, purês, extratos, sucos e molhos, no qual atendem a mercados com público que buscam por praticidade, agilidade e menor tempo gasto no preparo das refeições.

(   ) O consumo de cebola (Allium cepa) in natura apresenta-se na forma de condimentos e saladas, e as formas industrializadas mais facilmente encontradas são flocos desidratados, pastas e conservas (picles).  

(  ) Atualmente o mercado vem se adaptando e apresentando novas perspectivas de negócios através de produtos alternativos como o processamento mínimo para atender nicho de mercado como hospitais, escolas e restaurantes.

(   ) O mercado de produtos vegetais minimamente processados não promove  rentabilidade ao produtor rural por não possibilitar um planejamento de mercado eficiente que absorva essa produção.

RESPOSTA CORRETA:

b.  V – V – V – V - F. Correto

respondido por: cllaraleao
3

RESPOSTA CORRETA:

b.  V – V – V – V - F. Correto

Perguntas similares