“Para entender plenamente os princípios de ecologia, os estudantes precisam aprender a pensar de forma sistêmica. Pensamento ecológico significa pensar em termos de relações, padrões, processos e contexto. Nós enfatizamos mudanças de percepção que transfiram a ênfase das partes para o todo, dos objetos para as relações, da estrutura para o processo, da quantidade para a qualidade, da mensuração para o mapeamento.”
A partir do trecho da reportagem “Pensamento sistêmico é base para uma alfabetização ecológica”, observe as afirmações:
I- Passou a substituir gradativamente o pensamento cartesiano-newtoniana.
II- Condiciona ênfase nas partes que constituem um todo.
III- O mundo formado por estruturas complexas refletidas a partir de relações, padrões, processos e contextos.
A (s) afirmação (ões) correta (s) em relação ao pensamento sistêmico está (ão) presente (s) na (s) alternativa (s):
Alternativas:
a)
Afirmações I e II, apenas.
b)
Afirmação I, apenas.
c)
Afirmação II, apenas.
d)
Afirmações III, apenas.
e)
Afirmações I e III, apenas.
Respostas
e) Afirmações I e III, apenas.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Correta. A alfabetização ecológica que se baseava no pensamento sistêmico passou a substituir de maneira gradativa o pensamento cartesiano-newtoniano.
II – Incorreta. O pensamento sistêmico busca transferir a ênfase das partes que constituem o todo para os diversos elementos das relações estabelecidas.
III – Correta. O pensamento sistêmico vê o mundo como um agrupamento de complexas estruturas resultantes das relações, dos padrões, dos processos e dos contextos.
Bons estudos!
Resposta: A alternativa C) é a correta.
Explicação: O pensamento sistêmico está substituindo o pensamento cartesiano-newtoniana, que falavam que a mente está totalmente separada do corpo físico, o que é errado, já que ela sofre com todos os efeitos que o corpo físico sofre.
O pensamento sistêmico leva em conta cada parte que constitui o todo, e não apenas o todo já formado, e sim as suas pequenas partes que podem influenciar umas as outras.