• Matéria: Filosofia
  • Autor: julianaportesoliveir
  • Perguntado 7 anos atrás

Diversos pensadores contribuíram para a reflexão política buscando compreender não apenas o modo como o homem se organiza, como também para viabilizar as melhores instituições rumo à realização humana de modo coletivo. Pensaram sob óticas distintas, por vezes, até semelhantes, mas todos provocaram as nossas reflexões sobre a pertinência prática de se conceber o homem como um ser essencialmente político.

Com base em seus conhecimentos acerca de política, considere:

I. O termo política é derivado de politeia, um termo grego antigo que indicava os procedimentos relativos à pólis ou cidade-Estado.

II. Para os gregos ética e política estavam intimamente ligadas, pois ambas visavam o bem; a ética o bem coletivo e a política o bem individual.

III. Para Platão o homem é um ser político por natureza e não consegue viver sozinho, pois a práxis é, por excelência, política.

IV. Aristóteles afirmava que não fazia sentido o homem ser virtuoso se não fosse para partilhar com os demais cidadãos.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)

I e II.

b)

II e III.

c)

III e IV.

Alternativa assinalada

d)

I e III.

e)

I e IV.

5)

Leia o texto, que se refere à ideia de cidade justa de Platão.

"Como a temperança, também a justiça é uma virtude comum a toda a cidade. Quando cada uma das classes exerce a sua função própria, ‘aquela para a qual a sua natureza é a mais adequada’, a cidade é justa. Esta distribuição de tarefas e competências resulta do fato de que cada um de nós não nasceu igual ao outro e, assim, cada um contribui com a sua parte para a satisfação das necessidades da vida individual e coletiva. (...) Justiça é, portanto, no indivíduo, a harmonia das partes da alma sob o domínio superior da razão; no estado, é a harmonia e a concórdia das classes da cidade." (PIRES, Celestino. Convivência política e noção tradicional de justiça. In: BRITO, Adriano N. de; HECK, José N. (Orgs.). Ética e política. Goiânia: Editora da UFG, 1997. p. 23.)

Sobre a cidade justa na concepção de Platão, é correto afirmar:

Alternativas:

a)

Nela todos satisfazem suas necessidades mínimas, e inexistem funções como as de governantes, legisladores e juízes.

b)

É governada pelos filósofos, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores econômicos, todos cumprindo sua função própria.

Alternativa assinalada

c)

Seus habitantes desejam a posse ilimitada de riquezas, como terras e metais preciosos.

d)

Ela tem como principal objetivo fazer a guerra com seus vizinhos para ampliar suas posses através da conquista.

e)

Ela ambiciona o luxo desmedido e está cheia de objetos supérfluos, tais como perfumes, incensos, iguarias, guloseimas, ouro, marfim, etc.

Respostas

respondido por: 423315a6a0
0

I. O termo política é derivado de politeia, um termo grego antigo que indicava os procedimentos relativos à pólis ou cidade-Estado. Falsa, o termo política se origina da palavra pólis que está diretamente ligada à administração de Nações e Estados.

II. Para os gregos, ética e política estavam intimamente ligadas, pois ambas visavam o bem; a ética o bem coletivo e a política o bem individual. Falsa, apesar de ética e política estarem intimamente ligadas, a ética seria para o bem individual e a política para o bem coletivo.

III. Para Platão o homem é um ser político por natureza e não consegue viver sozinho, pois a práxis é, por excelência, política.  Verdadeiro, Platão acreditava em uma organização política justa que seria a saída para os problemas da sociedade.

IV. Aristóteles afirmava que não fazia sentido o homem ser virtuoso se não fosse para partilhar com os demais cidadãos.

Verdadeiro, as questões éticas e morais, dentro de um contexto de virtude, só seriam aceitas se fossem para serem partilhadas.

Alternativa correta c

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/18067883#readmore

Perguntas similares