Considere os textos abaixo para refletir sobre o eixo oralidade, como conteúdo a ser ensinado aos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
TEXTO 1: Histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. [...] As estratégias de organização de um texto falado são utilizadas na construção da história em quadrinhos, que possui em seu texto escrito, características próximas a uma conversação face a face, além de apresentar elementos visuais complementadores à compreensão, tornando este estudo bastante prazeroso, pois a leitura de uma HQ causa no leitor um determinado fascínio devido à combinação de todos esses elementos. (FTM da Alfabetização Prática – Aula 17 - UNIMES Virtual).
TEXTO 2:
Avalie as asserções a seguir:
I- O ponto de partida no trabalho com a oralidade é suprimir suas marcas e exigir a gramática normativa, para o uso correto de qualquer gênero.
II- As marcas da oralidade na HQ, constitui um lúdico exercício para os alunos identificarem em quê a fala do Chico Bento é diferente ou parecida com a deles.
III- O caráter multicultural e desigual da oralidade, que se realiza tanto na forma culta quanto em outras, carrega marcas de tempo, espaço e lugar.
IV- Os conteúdos referentes à oralidade supõem o trabalho com procedimentos de falante, de ouvinte, de leitor e de escritor.
Considerando o disposto no fragmento do texto 1 e no texto 2 - na tirinha apresentada, sobre o eixo oralidade, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. I, III e IV, apenas;
b. II, III e IV, apenas;
c. II e III, apenas.
d. I e II, apenas;
Por favor, me ajudem!!!
Respostas
II, III e IV apenas.
A oralidade nos quadrinhos não parte necessariamente apenas do uso da gramática normativa, pois cada personagem tem sua própria forma de se comunicar.
A oralidade tem grande influência na escrita e vice versa, por isso, é importante que o educador saiba dialogar com os mecanismos de introdução ao conhecimento, passando por todos os estágios do aprendizado até a chegada na alfabetização e a prática a partir do letramento.
Assim, uma atividade prática e eficaz é a leitura em roda, onde o educador juntos dos alunos poderá ler os conteúdos do livro infantil os auxiliando na fala, os estimulando a descobrirem novas palavras e compartilhar com seus amigos, o que tornará a didática interessante, indo na contramão das modalidades tradicionais de ensino.