Respostas
Os principais fatores que levaram à interiorização do país foram:
– A pecuária (século XVI)
Para manter o gado distante das plantações de cana-de-açúcar, evitando prejuízos para os produtores, os colonos adentraram na mata nordestina.
– As missões jesuítas
Para levarem a cultura católica aos índios, os jesuítas tiveram que se locomover até as aldeias no interior do país.
– As Bandeiras ou Entradas (século XVI a XVIII)
Os bandeirantes tiveram uma extrema importância na interiorização do Brasil. A diferença entre os dois tipos de expedições está no apoio da Coroa portuguesa (Entradas). As Entradas eram expedições de caráter oficial e no início tinham o objetivo de expandir o território, mas logo depois, assim como as Bandeiras, os exploradores eram enviados com a missão de procurar por ouro e pedras preciosas (obtendo sucesso na região de Minas Gerais e Goiás). Os bandeirantes também eram conhecidos por capturarem indígenas (atacando as aldeias) e escravos fugitivos.
É importante destacar que apesar do Tratado de Tordesilhas (assinado por Espanha e Portugal) estabelecer um limite no território, os colonos portugueses adentraram no continente bem além de onde ficava a linha imaginária do tratado.
Assim, o formato atual das fronteiras brasileiras veio através de uma série de acordos com a Espanha, usando acidentes naturais e formas geográficas do relevo como limites entre as colônias das duas nações, além de considerar a ocupação territorial. Em 1750, foi assinado o Tratado de Madri, onde o território brasileiro assumiu seu formato atual, exceto por algumas regiões no Centro-Oeste, Norte e Sul (como o Acre, parte do Mato Grosso do Sul e uma grande parte do Rio Grande do Sul), e pequenos territórios ao longo de toda a fronteira.