Respostas
1. Museu Imperial
É praticamente impossível visitar Petrópolis e não conhecer o Museu Imperial, a residência de veraneio da família imperial. O palácio foi erguido em 1862 quando, durante viagem para Vila Rica, Dom Pedro ficou maravilhado com o clima de região serrana do Rio e decidiu estabelecer um refúgio para os pares. Desde 1940 a suntuosa residência funciona como o Museu Imperial.
Todos os cômodos são muito bem conservados e caminhar pelos quartos, banheiros, salões e corredores é ter a impressão de dividir o mesmo espaço físico com figuras ilustres da história do Brasil, afinal tudo está em seu lugar. O museu fica localizado no charmoso Centro Histórico de Petrópolis.
2. Casa de Santos Dumont
O inventor do avião também tinha sua casa de veraneio em Petrópolis e hoje o local também funciona como museu e é um disputado ponto turístico na cidade. Logo ao chegar à residência, já é possível observar a primeira peculiaridade: as escadas têm meios degraus em formato de raquete, os espaços internos são pequenos e adequados aos 1.52 metros de altura de Santos Dumont, portanto, é preciso ter algum cuidado ao passar pelas portas.
A casa, situada na rua do Encanto no Centro, foi construída em 1918 e contém pequenas invenções deste que foi um dos maiores gênios brasileiros, como o chuveiro a álcool e os móveis metodicamente planejados.
3. Catedral de São Pedro de Alcântara
A Catedral de Petrópolis começou a ser construída em 1884 e só foi concluída 100% em 1969. O estilo neogótico marca mais um monumento petropolitano que pode ser apreciado por religiosos ou mesmo por amantes de belas obras.
Ela também fica no Centro de Petrópolis, na rua São Pedro de Alcântara.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Amplo parque com trilhas e cachoeiras
Museu Imperial
Museu Imperial
Museu, palácio e história
Palácio Quitandinha
Palácio Quitandinha
Centro de convenções, história, palácio, arquitetura e lago
Museu Casa de Santos Dumont
Museu Casa de Santos Dumont
Museu e arquitetura