• Matéria: Saúde
  • Autor: larynunes123
  • Perguntado 7 anos atrás

como é a saúde pública do rio grande sul ??

Respostas

respondido por: thaysvic30000
1

Rio Grande do Sul está ficando para trás na área da saúde

Um exemplo está no quesito mortalidade infantil, no qual o Estado perdeu o primeiro lugar para os vizinhos catarinenses.

EXEMPLO:

O sinal de alerta soou há um mês, acionado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Habituado a deitar no berço esplêndido de melhor do Brasil quando o assunto é saúde, o Rio Grande do Sul acabava de ser empurrado do topo do ranking, no quesito mortalidade infantil, pelos vizinhos catarinenses.

Na longevidade, o tombo farroupilha foi ainda maior. Em menos de 20 anos, os gaúchos despencaram da liderança em expectativa de vida para a condição de sequer subir ao pódio. Fomos ultrapassados por Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo. E os capixabas, que partiram lá de trás, com 600 dias a menos de vida do que nós há apenas uma década, já aparecem no nosso

Um observador poderia argumentar que a segunda colocação em mortalidade infantil e a quarta em longevidade, entre 27 unidades da federação, ainda deixam o Rio Grande do Sul em patamar invejável. Mas quando os dados do IBGE são examinados mais de perto, fica difícil sustentar essa posição.

Entre todos os brasileiros, os gaúchos foram os que ganharam menos anos de vida de 1980 para cá. E entre todos os brasileiros, foram também os que aumentaram menos a quantidade de crianças salvas da morte. Estamos avançando mais devagar do que os demais Estados.

Mortalidade infantil e expectativa de vida são considerados indicadores confiáveis da condição geral da população. Se o Rio Grande do Sul está ficando para trás, significa que há um problema. E o nome desse problema, como era de se esperar em um Estado estrangulado por dívidas e emperrado por um crescimento econômico abaixo da média nacional, é dinheiro. O declínio da saúde gaúcha é um dos resultados dramáticos do declínio da nossa saúde financeira.

- O Rio Grande do Sul foi pioneiro em uma série de políticas, o que se traduziu, nos anos 1970 e 1980, em longevidade e em queda na mortalidade infantil. A partir de dado momento, é necessário investimento maciço para continuar avançando, mas somos hoje um Estado falido. Durante anos, tivemos baixo investimento em saúde. As consequências são óbvias - analisa o médico e doutor em administração Ronaldo Bordin, do departamento de medicina social da Faculdade de Medicina da UFRGS.


larynunes123: mas como é a saúde pública de la, se pode me da um exemplo ???
thaysvic30000: sim
larynunes123: obrigado, na dos exemplos <3
larynunes123: na espera *****
thaysvic30000: eu vou editar a resposta pra você ok?
larynunes123: obrigadooo
thaysvic30000: Por nada flor
thaysvic30000: ♥♥♥♥
Perguntas similares