Sabe-se que no transporte de substâncias através da membrana plasmática: 1) Certos íons são conservados com determinadas concentrações dentro e fora da célula, com gasto de energia. 2) Caso cesse a produção de energia, a tendência é de distribuírem-se homogeneamente as concentrações destes íons. As frases 1 e 2 referem-se, respectivamente, aos seguintes tipos de transporte:
Respostas
Quanto há gasto de energia no transporte de substâncias através da membrana plasmática, dizemos que esse transporte é do tipo ativo. Quando o transporte acontece de acordo com um determinado gradiente de concentração, sem gasto de energia, dizemos que esse transporte é passivo, como o caso da difusão simples.
Portanto, a resposta mais adequada é:
As frases 1 e 2 referem-se, respectivamente, aos seguintes tipos de transporte:
Transporte ativo e transporte passivo (difusão simples).
Bons estudos!
O caso 1 refere-se ao transporte ativo (com gasto de energia), enquanto o caso 2 refere-se ao transporte passivo (sem gasto de energia).
A osmorregulação é o processo pelo qual o solvente migra de um meio hipertônico para um meio hipotônico com o objetivo de equilibrar a osmolaridade nos dois meios, que são separados por uma membrana semipermeável. Esse tipo de movimento a favor do gradiente de concentração é do tipo passivo, ou seja, ocorre por difusão sem que haja gasto de energia.
No organismo animal, isso também acontece. Porém, há diversos mecanismos que visam impedir esse fenômeno, pois em alguns compartimentos é interessante que haja maior concentração de determinados íons. Nesses casos, as membranas celulares contam com transportadores ou bombas de íon, que fazem um trabalho ativo (com gasto de energia) para manter a diferença de concentração entre os dois compartimentos.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/17484048