Respostas
respondido por:
3
As formas de relevo e suas características, planalto, planície, depressões e montanhas, foto, tipos de relevo. Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.
respondido por:
1
Resposta:
Planalto:
- Planaltos: São superfícies irregulares, elevadas, onde o processo de erosão é maior que o processo de sedimentação.
- Planaltos cristalinos: Constituídos de rochas cristalinas (ígneas e metamórficas), que são o embasamento de antigos terrenos que foram desgastados pela erosão. No Brasil, podemos citar como exemplos de planaltos cristalinos o Planalto de Campos do Jordão, em São Paulo, e o da Borborema, no Nordeste.
- Planaltos sedimentares: Originados de áreas de rochas sedimentares, que eram baixas e foram erguidas por movimentos internos da crosta ou tornaram-se relativamente elevadas em razão da erosão adjacente. Como exemplo de planalto sedimentar temos o Planalto do Maranhão-Piauí, no Nordeste Brasileiro.
- Planaltos basálticos: Formados por rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas. Grandes extensões do território brasileiro são ocupadas por planaltos basálticos, podendo-se mencionar como exemplo o Planalto Meridional, no Sul do país.
Depressões:
- Áreas ou porções do relevo abaixo do nível de altitude das regiões que estão adjacentes.
- Podem ser absolutas, quando se localizam abaixo do nível do mar; relativas, quando estão acima do nível do mar; periféricas, quando se formam em zona de contato entre terrenos sedimentares e estruturas cristalinas, e marginais, quando margeiam as bacias sedimentares.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás