"Os arquivos do Tribunal Superior Eleitoral mostram um dos efeitos mais incisivos da indigência educacional brasileira: 68% dos votos que elegeram o presidente da República, em 1989, vieram de indivíduos limitados a, no máximo, quatro anos de escolaridade.
Na fronteira do século 21, o Brasil atingiu a modernidade política, mas os aproximadamente 60 milhões de analfabetos e semi-analfabetos o colocam na pré-história da cidadania. Por qualquer ângulo escolhido, ensino básico, 2o. grau, universidades ou pesquisas científicas, constata-se a deterioração. A cada dia se repetem ingredientes que transformam o país na ‘república da ignorância’.
Não é apenas a cidadania que está ameaçada. É o próprio desenvolvimento econômico. Esgota-se rapidamente o tempo em que se podia crescer com mão-de-obra abundante, sem qualificação e ignorante. Os novos e inexoráveis padrões de tecnologia exigem um trabalhador mais preparado e capaz de controlar a qualidade do produto."
(Folha de S. Paulo)
Conforme o texto, podemos admitir que:
a) Rapidamente o país deixará de absorver mão-de-obra abundante e desqualificada.
b) Os novos padrões de tecnologia tenderão a absorver a mão-de-obra sem qualificação.
c) Os padrões de tecnologia atuais nem sempre exigem um trabalhador mais preparado e capaz de controlar a qualidade do produto.
d) O desenvolvimento econômico está ameaçado com o esgotamento do tempo em que podia crescer a mão-de-obra desqualificada.
e) Tanto a cidadania quanto o desenvolvimento econômico são ameaças à mão-de-obra sem qualificação e ignorante.
Respostas
respondido por:
3
não sei a sua resposta está muito difícil
erikalimasilva:
Realmente esta muito difícil .
respondido por:
1
Resposta:
e
Explicação:
confia no pai
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás