Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
Alphonsus de Guimarães
O poeta Alphonsus de Guimarães popularizou-se entre os simbolistas, pela escritura do poema Ismália. A poesia simbolista, que costuma ser lembrada pela vaguidade em seus versos, fez-se mais compreensível no poema Ismália porque
a) as temáticas comuns ao Simbolismo, como a loucura e o sonho, ganham significação dentro de uma estrutura narrativa, o que deixa o poema menos abstrato.
b) ao tematizar o sonho e a loucura, o escritor investe na função referencial da linguagem, o sonho que dá ao texto um tom menos vago.
c) o sonho, a loucura e a morte de Ismália não são abordados de forma sugestiva ou simbólica já que as imagens do céu e mar são concretas.
d) a morte, tal como é apresentada, corresponde ao espírito da poesia do Romantismo, movimento de imagens tão abstratas quanto o Simbolismo.
e) ao investir no caráter narrativo dos versos, o poeta se afasta da função poética da linguagem, tornando-se, assim, menos simbólico.
E aí gente qual vocês acham que é a resposta correta?
Respostas
respondido por:
20
Eu acho que é a letra : a)as temáticas comuns ao Simbolismo, como a loucura e o sonho, ganham significação dentro de uma estrutura narrativa, o que deixa o poema menos abstrato.
gabygaldinno20:
Obrigada!!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás