• Matéria: Português
  • Autor: sthefanygoda
  • Perguntado 7 anos atrás

Azul
Eu não sei Se vem de Deus Do céu ficar azul Ou virá Dos olhos teus Essa cor Que azuleja o dia Se acaso anoitecer E o céu perder o azul Entre o mar e o entardecer Alga marinha, vá na maresia Buscar ali um cheiro de azul Essa cor não sai de mim Bate e finca pé A sangue de rei Até o sol nascer amarelinho Queimando mansinho Cedinho, cedinho (cedinho) Corre e vá dizer Pro meu benzinho Um dizer assim O amor é azulzinho. (Djavan) Djavan é um dos autores brasileiros de maior expressão na música popular. Suas letras costumam ser ricas em imagens e em metáforas. Assinale a alternativa que apresenta comentário coerente sobre a construção imagética da canção.
A→ O título “Azul” antecipa a metáfora fundamental do autor: ele traça um paralelo entre a beleza do azul dos olhos da amada e o azul do céu. B O verso final, “o amor é azulzinho”, quebra a expectativa, pois não se enquadra na lógica da metáfora apresentada. C→ A reincidência de palavras do diminutivo sugere afeto, mas também desdém por parte do eu lírico em relação à amada. D→ A leitura atenta do texto, em especial a segunda estrofe, deixa claro que a figura que, metaforicamente, representa o interlocutor do eu lírico é uma alga marinha.
E→ A sinestesia, figura de linguagem em que se misturam os sentidos humanos, apresentada no verso “buscar ali um cheiro de azul” sugere que a cor azul tem tamanha importância para o eu lírico, que de fato passou a ter um cheio que a represente.

Respostas

respondido por: Anônimo
1

a resposta é a letra a)

espero ter te ajudado ^-^


sthefanygoda: Obrigada!!
Anônimo: de nada ^-^
sthefanygoda: Mas, você pode responder a minha outra questão?
sthefanygoda: A questão do texto 'Dialética"
Anônimo: vou ver se sei a resposta
Anônimo: ;)
sthefanygoda: Ok
sthefanygoda: Muito obrigada!!
Perguntas similares