O ensino da música assume uma função produtiva, para além da educativa, no sentido de fazer movimentar as cristalizações fabricadas sobre as juventudes periféricas. Esses jovens, no encontro com a ONG, criaram novos sentidos e destinos, desatualizando os lugares a eles destinados de exclusão, pobreza e precariedade. Outras melodias são criadas por tais jovens, preenchendo suas vidas de potências. O som das cordas que sai da Grota permeia de vida aquele espaço através da arte e do encontro dela com a periferia. Não é qualquer orquestra, mas sim uma orquestra constituída também por um devir periférico, conjugando, em meio à música clássica, batidas, cores, olhares, gingados e figuras de uma mistura também periférica e singular.
A produção artístico-musical descrita expõe a ação dentro de uma perspectiva urbanística que mostra a
a) valorização de um estilo musical para promover a unicidade cultural.
b) dificuldade de suscitar eventos artísticos e culturais em bairros pobres.
c) criação de conservatórios musicais para uso de moradores da periferia.
d) relação de apoio às ONGs como principais responsáveis pela criação de espaços artísticos.
e) subjetividade e valorização de produções artísticas em lugares mais afastados dos grandes centros.
Respostas
respondido por:
6
a letra e subjetivações e valores das ações de produção artificial em lugares mais afastados dos grandes
respondido por:
4
A alternativa E está correta.
O ensino da música e da arte urbana podem ser entendidos como todo processo de expressão e produção cultural que tenha a rua como principal temática.
Dentre os exemplos pedidos no enunciado podemos citar:
O hip hop;
O Break dance;
O grafitte;
A discotecagem (DJ);
Por fim, podemos citar as expressões audiovisuais e o teatro de rua como elementos de grande importância para a cultura urbana, onde vemos desde comédias a rodas de rima, que utilizam como palco o urbanismo e a vida na cidade.
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