Estudiosos de processos educacionais convergem para o entendimento de que a dificuldade de aprendizado significativo pode ter origem no próprio ambiente onde se vive, na estrutura familiar, em metodologia de ensino não muito apropriadas para um processo individualizado, em questões emocionais sofridas, dentre outros. No entanto, o sujeito aprendiz tem naturalmente a capacidade de se adaptar, de ser flexível, de moldar e modificar sua estrutura a partir de estímulos externos – conhecido pelos cientistas como plasticidade. Nesta direção, e com base na reflexão desenvolvida no workshop, identifique a opção a seguir – e que seja a correta - que traz importantes passos que um sujeito – independente de qual seja a sua área de conhecimento – pode adotar para viver uma aprendizagem transformadora.
Escolha uma:
a. Entender que “aprender é para sempre”; que é preciso “valorizar o aprender como um caminho para a excelência”; que se pode “tornar todo o aprendizado acessível”; que se faz necessário “combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição”; que é preciso “atuar com mentor”; e que é importante medir e premiar qualquer resultado alcançado”.
b. Compreender que aprender é momentâneo, e que ele pode ser descartado e substituído por outro a qualquer momento; que é preciso valorizar o aprender como um caminho para a excelência; que se pode tornar o aprendizado acessível para todas aquelas pessoas que atenham condições de aprendizagem; que se faz necessário combinar algumas das várias ferramentas e opções que se têm à disposição para atingir conhecimentos empíricos; e que é importante medir, mas não premiar qualquer resultado alcançado.
c. Observar atentamente para o aprender como se fosse o único elemento de sobrevivência adequado para estes tempos; valorizar o aprender como um caminho para a excelência profissional; entender que o aprendizado pode ser acessível somente quando se tem uma biblioteca à disposição; procurar combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição, mas dando relevância apenas às ferramentas que podem provar o conhecimento em discussão.
d. Compreender que o aprender ocorre somente em momentos de absoluta atenção; que é preciso valorizar o aprender como um caminho para a profissionalização; que nem sempre se pode tornar o aprendizado acessível; e que se faz necessário combinar as várias ferramentas e opções que se teêm à disposição, dando destaque apenas àquelas que tenham alguma relação com o objeto de conhecimento em contato.
e. Interpretar o mundo como se fosse um mentor; não premiar qualquer resultado alcançado; valorizar o aprender somente quando realmente ele for por excelência; que se pode tornar o aprendizado acessível” e apenas combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição quando elas tiverem o aval apenas de centros de pesquisas.
Respostas
respondido por:
12
A alternativa A está correta.
O princípio fundamental para uma educação transformadora é a inclusão do indivíduo não só em uma instituição escolar, mas sim, em todo o processo de formação desenvolvido pelo currículo pedagógico, onde uma vez iniciado, tende a fazer com que aluno experiencie novas relações de conhecimento e passe a aplica-las também fora do ambiente escolar.
Além disso, a pedagogia transformadora foi uma prática implementada por Paulo Freire, sendo utilizada como referência até os dias de hoje.
respondido por:
4
Resposta:
LETRA A
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás