Por que alguns analistas questionam a validade do PIB real como melhor indicador de bem-estar econômico?

Respostas

respondido por: josepepepe
12
Pois mesmo com a minoria da população ganhado milhões isso já é o suficiente para alterar o PIB, de modo que, ele não represente a realidade do país.
respondido por: s2ingriid85
29

Resposta:

Explicação:

Os analistas argumentam que o PIB não contabiliza vários acontecimentos na economia, mas de caráter social, tais como a melhora na educação, ou mesmo o nível de saúde das crianças ou idosos. O PIB também não contabiliza a riqueza por classes econômicas. Outro detalhe é o valor dos ativos ambientais não contabilizados, tais como, fontes naturais de água, recursos minerais.

Assim, os críticos apontam que o PIB real é apenas um índice quantum, isto é, se a produção e venda aumentaram em dado momento. Outros críticos mais radicais indicam que a metodologia não inclui o valor cultural de um povo.

O fato é que outro importante indicador tem sido utilizado para medir o bem-estar social, o chamado índice de desenvolvimento humano - IDH, pois este estabelece uma média entre renda per capita, a esperança de vida ao nascer e a taxa de alfabetização, inclusive já contabilizado por municípios brasileiros.

Perguntas similares