Na EJA, a alfabetização recebe conceituação diferenciada de letramento. Segundo Paulo Freire o sujeito para ser considerado alfabetizado pode apenas reconhecer letras e escrevê-las sem considerar muito seu significado. O sujeito letrado, já é diferente, ele tem a capacidade de além de reconhecer as letras, envolvê-las de maneira crítica em suas frases, interpretando-as em determinado contexto, como por exemplo diante da leitura de matéria de jornal, que discute sobre atualidades. De acordo com o texto, saber equacionar problemas, interpretar textos, correlacionar informações de diferentes áreas, ler gráficos e tabelas, entre outros, caracteriza que o aluno da EJA, pode ser considerado, um sujeito:
A) Alfabetizado.
B) Inculto.
C) Letrado.
D) Alfabetizado funcional.
E) Analfabeto.
Respostas
respondido por:
8
C) Letrado.
Conforme mostrado durante o texto, o sujeito que é capaz de reconhecer e interpretar textos, de forma mais aprofundada do que somente identificar códigos da Língua Portuguesa é considerado como letrado.
Desta forma, o sujeito torna-se capaz de compreender aspectos mais aprofundados da sociedade, sendo capaz de contribuir positivamente para uma sociedade democrática, um dos principais objetivos do processo educacional.
cnprofessores:
C) Letrado.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás