A Resolução Normativa da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança nº 2, de 27 de novembro de 2006, dispõe sobre a classificação de riscos de OGM e os níveis de biossegurança a serem aplicados nas atividades e projetos com OGM e seus derivados em contenção. A classificação de risco de um determinado organismo, específica para cada país em decorrência da realidade epidemiológica regional, está baseada no potencial risco à saúde do ser humano, à sociedade e ao meio ambiente. A Resolução Normativa 2 aponta a classificação dos riscos dos OGM, promovendo o agrupamento dos organismos em classes de 1 a 4, que aparecem a seguir:
1. O OGM que contém sequências de material genético DNA/RNA de organismo doador e receptor que não causem agravos à saúde humana e saúde animal, além de efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.
2. Os OGMs que contém sequências de DNA/RNA de organismo doador ou receptor com moderado risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha baixo risco de disseminação, causando efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.
3. O OGM que contém sequências de DNA/RNA de organismo doador ou receptor com alto risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha elevado risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.
4. O OGM que contém sequências de DNA/RNA de organismo doador ou receptor, com alto risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha baixo ou moderado risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.
a. Risco de Classe 1
b. Classe de Risco 2
c. Classe de Risco 3
d. Classe de Risco 4
Agora assinale a alternativa que indica a associação correta.
Escolha uma:
a. 1a, 2b, 4c, 3d.
b. 1a, 2b, 3c, 4d.
c. 1a, 4b, 2c, 3d.
d. 3a, 4b, 2c, 1d.
e. 4a, 3b, 2c, 1d.
Respostas
respondido por:
5
A resposta correta é: a. 1a, 2b, 4c, 3d.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás