São inúmeras as discussões que envolvem a temática avaliação. podemos iniciá-la pela metodologia do professor que deve estimular o aluno a buscar novos desafios, novas formas de estruturar, reestruturar ou transformar o conhecimento. O professor, ao ministrar suas aulas, deve evitar pactuar com o discurso de que o aluno não está interessado, que não se esforça em aprender, não realiza tarefas, entre outros. O aluno deve encontrar no professor incentivo e estímulo para a realização daquilo que ele quer propor como atividade. Nessa perspectiva, a avaliação quando analisada sob forma de construção de conhecimento, de acordo com Hoffmann (2001b), deverá conceber o erro e a dúvida apresentados pelo educando, como: Alternativas: a) Fracassos. b) Incompetências. c) Obstáculos para a ação educativa. d) Impulsionadores da ação educativa. e) Exclusivos da Educação de Jovens e Adultos.
Respostas
Aap3 - Educação de Jovens e Adultos
1)
O conceito de Planejamento compreende a ideia de que, sem um mínimo de conhecimento sobre as condições existentes no espaço escolar ou em uma determinada situação e sem um esforço de previsão das possíveis mudanças ou alterações possíveis a serem realizadas, nenhuma mudança será eficaz.
De acordo com Haidt (2004), na área de educação há vários níveis de planejamento e que sofrem variações em abrangência e complexidade. Assim, temos os seguintes níveis do - mais amplo até o interior da sala de aula:
1. Planejamento didático ou de ensino.
2. Planejamento do sistema educacional.
3. Planejamento curricular.
4. Planejamento geral das atividades de uma escola.
Os níveis supracitados seguem a ordem correta expressa na alternativa:
Alternativas:
a) 2. 4. 3. 1. Alternativa assinalada
2) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
Por meio do ________________________________ são definidas e estabelecidas no país, as grandes finalidades, metas e objetivos educacionais. Isso acontece de maneira abrangente, estando também implícita nessa organização, a filosofia da ___________ que a Nação pretende processar.
Alternativas:
d) planejamento curricular. administração.
e) planejamento do sistema educacional. educação. Alternativa assinalada
3) São inúmeras as discussões que envolvem a temática avaliação. podemos iniciá-la pela metodologia do professor que deve estimular o aluno a buscar novos desafios, novas formas de estruturar, reestruturar ou transformar o conhecimento. O professor, ao ministrar suas aulas, deve evitar pactuar com o discurso de que o aluno não está interessado, que não se esforça em aprender, não realiza tarefas, entre outros. O aluno deve encontrar no professor incentivo e estímulo para a realização daquilo que ele quer propor como atividade.
Nessa perspectiva, a avaliação quando analisada sob forma de construção de conhecimento, de acordo com Hoffmann (2001b), deverá conceber o erro e a dúvida apresentados pelo educando, como:
Alternativas:
d) Impulsionadores da ação educativa. Alternativa assinalada
4) Leia atentamente as afirmativas que se seguem, indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas:
I. O docente que atua na Educação de Jovens e Adultos deverá trabalhar com os estudantes temas variados presentes na atual sociedade.
II. Na Educação de Jovens e Adultos a vontade de aprender manifestada pelos estudantes torna-se secundária no processo de ensino e aprendizagem.
III. Por serem incapazes, como se diz no senso comum, as aulas na Educação de Jovens e Adultos não necessitam ser significativas para os estudantes.
Com relação às afirmativas acima, a sequência correta de V- Verdadeiras e F- Falsas está na alternativa:
Alternativas:
c) V. F. F. Alternativa assinalada