A estrutura temporal do sistema de aprendizagem e desenvolvimento esportivo se constitui por quatro etapas: formação, transição, decisão e readaptação. Tais etapas indicam uma necessidade de não “atropelar” os processos de desenvolvimento e maturação. É obrigação ética do bom professor respeitar as necessidades e características das crianças e dos adolescentes. GRECO P.; SILVA S.; SANTOS L. Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no Programa Segundo Tempo. In: Oliveira A.A.B., Perim G.L. (Org.). Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009. Como pôde ser observado no texto de apoio, projetar um programa esportivo constitui um desafio, e esse programa deve considerar as fases de desenvolvimento das crianças e dos jovens. Quanto ao assunto em questão, assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas. I. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), a forma como os pais e os treinadores encaram o esporte é irrelevante. II. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), a estruturação do esporte deve ser pouco formal, não existindo a necessidade da existência de equipes formais. III. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), a estruturação do ensino do esporte deve ser formal, visando o ensino das modalidades esportivas no modo de competição. IV. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), o grande objetivo deve ser o de entusiasmar a participação esportiva, a fruição da atividade e o estabelecimento de relações sociais. V. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), a expectativa dos pais e professores deve ser a de que as crianças sintam diversão por meio da aprendizagem de novas habilidades.
Respostas
F – V – F – V – V.
Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), é de fundamental importância a forma que os pais e os professores encaram o esporte. Nessa fase, a estruturação do ensino precisa ser mais informal.
Além disso, deve objetivar e entusiasmar a participação esportiva, o curtir da atividade e a integração das relações sociais. Os pais e professores devem buscar que as crianças brinquem ao aprender novas habilidades.
Bons estudos!
Segundo a pagina 89 do livro didático, onde diz:
" De acordo com Resende e Gilbert (2015), entre os 5 e 8 anos, a estruturação do esporte deve ser pouco formal, não existindo a necessidade da existência de equipes formais. O grande objetivo é entusiasmar a participação esportiva, a fruição da atividade e o estabelecimento de relações sociais. Nesta faixa etária, a forma como os pais e os treinadores encaram o esporte é determinante para a forma como os jovens se julgam quando estão em atividade. Neste sentido, as suas expectativas devem concentrar-se no esforço desenvolvido e na envolvência com a atividade, tendo como objetivo maior a diversão por meio da aprendizagem de novas habilidades. "
A resposta correta é:
(FALSA) - I. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), a forma como os pais e os treinadores encaram o esporte é irrelevante.
(VERDADEIRA) - II. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), a estruturação do esporte deve ser pouco formal, não existindo a necessidade da existência de equipes formais.
(FALSA) - III. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), a estruturação do ensino do esporte deve ser formal, visando o ensino das modalidades esportivas no modo de competição.
(VERDADEIRA) - IV. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), o grande objetivo deve ser o de entusiasmar a participação esportiva, a fruição da atividade e o estabelecimento de relações sociais.
(VERDADEIRA) - V. Na fase de formação, Pré-escolar e Universal I (entre 5 e 8 anos), a expectativa dos pais e professores deve ser a de que as crianças sintam diversão por meio da aprendizagem de novas habilidades.
PORTANTO: ALTERNATIVA 1 - F,V,F,V,V.