• Matéria: Português
  • Autor: marisaaugusto
  • Perguntado 7 anos atrás

Nem sempre, as ações de marketing são assertivas. Assim, por falta de bom senso ou sorte, as marcas contratantes do serviço acabam enfrentando momentos de crise ao ter de lidar com problemas graves de comunicação. Os motivos variam, podem ser mensagens confusas, apostas arriscadas ou ideias ruins e, nesses casos, o público não perdoa, pronunciando-se por meio de críticas e risadas nas redes sociais. Nesse contexto e com foco na estrutura e funcionamento da comunicação, leia o comentário sobre a publicidade abaixo e marque a alternativa falsa.


Post da campanha #semMiMiMi, publicada pela Novalfem, no Facebook

A marca Novalfem, responsável pelo comercial que chamava as dores da cólica menstrual de "mimimi" (frescura), cancelou a sua campanha. A decisão se deu após centenas de reclamações de mulheres que ficaram ofendidas com a abordagem da marca. Elas deixaram claro que as reclamações não são frescura e que cólica é assunto sério, mesmo porque há mulheres que sofrem de endometriose. Sobrou para a Preta Gil, que estrelou o comercial.

Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2018.
Alternativas
Alternativa 1:
O remetente/emissor da campanha publicitária é a marca Novalfem, o destinatário era o público feminino.

Alternativa 2:
O referente é o analgésico Novalfem. A mensagem é todo o texto publicitário, o qual aborda o sofrimento das cólicas menstruais. O código usado foi a língua portuguesa. Destacando esses itens, o problema está na forma como as dores menstruais foram ridicularizadas na mensagem, por meio do uso da expressão "mimimi", uma seleção vocabular proveniente do código usado.

Alternativa 3:
Houve ruído na comunicação, que pode ser classificado como interferência cultural, já que o público entendeu a mensagem como um desrespeito aos sintomas próprios do período menstrual.

Alternativa 4:
No trecho "Elas deixaram claro que as reclamações não são frescura e que cólica é assunto sério", o pronome "elas" refere-se às consumidoras que, ao reclamarem, assumiram a posição de remetentes da mensagem e o destinatário seria a marca Novalfem.

Alternativa 5:
O grande problema da campanha publicitária da marca Novalfem foi minimizar o sofrimento relativo às cólicas menstruais, por meio da gíria "mimimi".

Respostas

respondido por: magblanski
1

Alternativa 3:

Houve ruído na comunicação, que pode ser classificado como interferência cultural, já que o público entendeu a mensagem como um desrespeito aos sintomas próprios do período menstrual.

Perguntas similares