"A pessoa com uma perda substancial da visão ou da audição pode, todavia, ouvir ou ver, mas a pessoa com uma perda substancial dos dois canais sensoriais, visão e audição, experimenta uma combinação de privação de sentidos que pode causar imensas dificuldades, fica claro que a surdocegueira não é uma simples soma das duas deficiências, mas sim uma forma de deficiência com problemas específicos que exigem soluções especiais" (GARCIA, 2006).
Fonte: GARCIA, Alex. Surdocegueira: Aspectos legais de apoio à surdocegueira. 2006. Disponível em: Acesso em: 02 de fev. de 2019.
Com base nas diferentes associações de deficiência auditiva e visual, escolha a alternativa que apresenta diferentes possibilidades comunicativas para o surdocego:
Alternativas:
a)
Linguagem oral, língua de sinais, alfabeto manual, Tadoma, e Braille.
b)
Pranchas de comunicação alternativa e Tadoma.
c)
Símbol
Respostas
respondido por:
0
ALTERNATIVA B;
Há pessoas com surdocegueira, por exemplo, que utilizam a Libras Tátil – um uso da Língua Brasileira de Sinais no qual as mãos do receptor ficam sobre as de quem enuncia a informação –, e outras que recorrem ao Tadoma. Geralmente utilizado em casos de surdocegueira pós-linguística em que há o resquício auditivo, ele consiste em captar as vibrações das cordas vocais do interlocutor posicionando os dedos sobre o maxilar e o pescoço do mesmo. Há, ainda, pessoas que usam a escrita alfabética na palma da mão e outras com surdocegueira congênita que, sem uma linguagem simbólica, necessitam de formas de comunicação que empreguem objetos de referência.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás