Há várias questões que podem influenciar um projeto, ou seja, que fazem parte da análise necessária do ambiente e que impactará sua viabilidade. Nesse ponto, entra o gerenciamento dos riscos. O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) define riscos como "eventos futuros e de ocorrência incerta e que se ocorrerem, podem trazer impactos positivos ou negativos aos objetivos do projeto”.
MENEGASSI, C. H. M. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá: Unicesumar, 2018.
Sendo assim, a ideia é tomar alguns cuidados e seguir boas práticas a fim de estar preparado da melhor forma, caso os eventos, de fato, ocorram. Pode-se citar algumas dessas medidas, conforme a seguir:
I. Ter, em mãos, os objetivos e as metas do projeto.
II. Ter, em mãos, todo o planejamento existente.
III. Reagir aos riscos conforme eles forem surgindo no decorrer do projeto.
IV. Analisar, monitorar e controlar os riscos identificados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
A alternativa correta é a 5: I, II, III e IV.
Riscos são fatores inerentes a qualquer evento ou possibilidade, seja ela em termos financeiros ou mesmo em termos de projetos.
Para tanto, é fundamental que se tenha em mãos os objetivos e as metas do projeto e o planejamento existente, muito embora deva levar-se em conta de que riscos ou imprevistos sempre poderão acontecer, e talvez possam ser monitorados pelo tipo de projeto a ser realizado.
Reagir aos riscos conforme eles forem surgindo no decorrer do projeto e analisar, monitorar e controlar os riscos identificados também são atitudes importantes, uma vez que, quando eles se apresentam, requerem soluções específicas e rápidas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação: