A noção de cidadania é antiga e relaciona-se a um campo de discussão muito amplo, sendo objeto de estudo de diferentes áreas do conhecimento. É um tema bastante vivo no presente, que gera um enorme interesse, curiosidade e até mesmo fervorosas polêmicas, justamente pela sua importância para a compreensão de diferentes aspectos da vida em comunidade. A cidadania, na verdade, exerce um fascínio para todos que se defrontam com o seu sentido político, colocando-nos a questionar o que significa ser parte intrínseca e indissociável de uma coletividade. Na Grécia existiu um importante modelo de cidadania na Antiguidade.
Sobre a cidadania na Grécia na antiguidade, analise as asserções a seguir, julgando-as como V(verdadeiras) ou F(falsas):
( ) Estudos que discutem sobre cidadania e política costumam remeter à Grécia Antiga porque o passado grego foi “mais importante”.
( ) O olhar dos europeus modernos, mais de um milênio após Aristóteles, elegeu os gregos como ponto de origem de sua civilização.
( ) O passado grego e romano se tornou “clássico por causa da Europa do Renascimento, das Grandes Navegações e do Iluminismo.
( ) O passado grego é mais evidenciado que o passado de outros povos, porque existe um processo de “escolha” do passado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
Adg2 - Sociedade Brasileira e Cidadania
1) F - V - V - V
2) a Grécia era narrada como o berço da racionalidade e da civilização.
3) I, II e IV, apenas.
4) O conhecimento, a razão, o progresso da ciência e da cultura.
CORRIGIDO PELO AVA.
As afirmativas são F, V, V, V.
A cidadania da Grécia Antiga determinava certos direitos enquanto indivíduos em que se viviam nas cidades.
Os estudos que discutem cidadania costumam remeter a Grécia Antiga porque lá se formou a cidadania como conhecemos atualmente. Com a colaboração da sociedade e participação direta nas deliberações realizadas na políticas do governo polis.
Eles foram considerados, pelos europeus modernos, o ponto de origem de suas civilizações, tornou-se clássicos por causa da Europa e foi evidenciado pela existência de processos de escolha do passado.
Espero ter ajudado.