estrutura burocrática permeou as organizações e diversos estudos foram desenvolvidos com o objetivo de compreender suas funções e disfunções. Em relação às considerações apontadas por por estudos sobreas disfunções burocráticas, analise as afirmações:
I. Superconformidade às rotinas e procedimentos.
II. Despersonalização do relacionamento.
III. Resistência a mudanças.
IV. Internacionalização das regras e
Respostas
Pedimos cuidado na hora de postar as perguntas, pois esta, por exemplo, está incompleta.
No entanto, tentarei respondê-la da melhor forma.
Sobre as disfunções da estrutura burocrática, podemos dizer que são todas as características que acabaram por "corromper" a ideia central de Max Weber, quando ele criou a Teoria Burocrática.
A Burocracia foi criada para facilitar e padronizar os procedimentos do trabalho, elevando-os a um alto nível de qualidade, e valorizando a meritocracia e o bom atendimento ao público.
No entanto, o padrão e a regra acabaram tornando-se um fim em si mesmo e não um meio para obter-se um trabalho de maior qualidade, surgindo as disfunções.
As afirmativas I, II, III e IV estão todas corretas, pois elas representam todas as disfunções da Burocracia, avaliadas pelo senso comum.
Espero ter ajudado!
Alternativa E: I, II, III e IV
Página 75:
Estudando com mais profundidade estas imprevisibilidades, Merton (1968 apud CHIAVENATO, 1993, p. 431) “deu o nome de disfunções da burocracia, para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto”. Basicamente, as disfunções da burocracia são:
1. Internacionalização das regras e exagerado apego aos regulamentos.
2. Excesso de formalismo e de papelório.
3. Resistência a mudanças.
4. Despersonalização do relacionamento.
5. Categorização como base do processo decisorial.
6. Superconformidade às rotinas e procedimentos.
7. Exibição de sinais de autoridade.
8. Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.