Segundo Hoffmann (1991), a avaliação mediadora ocorre com a observação-reflexão-ação, que auxilia no planejamento, na proposta pedagógica e na relação entre todos os elementos da ação educativa. Considerando o supracitado, assinale a alternativa que apresenta algumas características dos os instrumentos de avaliação sob a perspectiva libertadora:
Essenciais e contextualizados.
Estruturais e essenciais.
Claro e estrutural.
Reflexivo e estrutura
Respostas
Dar devolutiva da prova e dos trabalhos apresentados pelos alunos assinalando o que o aluno pode refazer é uma atitude de acompanhamento pedagógico.
Separar um dia na semana para observar como os alunos usam seus cadernos e complementar o registro geral das notas é uma atitude de acompanhamento pedagógico.
Organizar propostas por subgrupos, com atividades diferenciadas para os que já sabem bastante e para os que ainda precisam rever determinados conteúdos é uma atitude de acompanhamento pedagógico.
A perspectiva libertadora se faz presente através de ideais estruturais e reflexivos, visto que o raciocínio crítico e reflexivo se faz presente nestas propostas, possibilitando uma observação-reflexão-ação (Alternativa D).
Como gerar a avaliação dentro da perspectiva libertadora?
A perspectiva libertadora é aquela que se faz ausente das amarras educativas e tradicionais, estimulando os alunos a pensarem de forma autônoma. Mediante este processo, é preciso que as avaliações sejam mais claras e estruturais, para gerar engajamento e interesse pelo conteúdo aos alunos.
Mais sobre avaliação e perspectiva libertadora: brainly.com.br/tarefa/28098044
#SPJ2