Respostas
olá. O oxigênio é liberado como subproduto da fotossíntese, e o hidrogênio é utilizado na redução do NADP a NADPH2. Na fase química ocorre: absorção e fixação de CO2; redução do CO2 pelo NADPH2, consumindo a energia do ATP e produzindo a glicose, rica em energia.
espero ter ajudado:)
Na fotofosforilação acíclica, a clorofila b excitada pela luz perde elétrons que atravessam uma cadeia transportadora de elétrons que substituirão o elétron perdido pela clorofila a. Ao passar pela cadeia transportadora, esses elétrons liberam energia que será utilizada para realizar a passagem prótons através das membranas tilacóides. A alta concentração de H+ acumulados no interior dos tilacóides cria uma pressão para a sua saída que ocorrerá através de um complexo enzimático transmembranar chamado de sintetase de ATP. Isso acarretará na passagem de prótons que unirão às moléculas de ADP com o fósforo inorgânico para a produção de ATP que participará, posteriormente, no ciclo das pentoses.
Isso porque a energia produzida durante esta etapa será utilizada para estabelecer as ligações químicas da glicose a partir do CO2 e da H2O. Quando ocorrer a respiração celular, a glicose entrará no ciclo de krebs e produzirá grande quantidade de ATP pagando, assim, o gasto inicial que teve para a sua montagem.