alguém urgente pfv
Uma das respostas imediatas é a situação e a aceleração da ventilação pulmonar Ou seja a respiração pode se tornar ofegante. Esse comportamento faz que o PH do sangue se torna mais alcalino baseando-se no que aprendeu sobre o controle da respiração Explique como ocorre essa resposta
Respostas
Em casos de hiperventilação o pH sanguíneo fica ligeiramente básico, pois a taxa de CO2 reduz e há um aumento do O2 no sangue. O CO2 é um óxido ácido que quando reage com a água presente no sangue gera um ácido. Nos alvéolos o pH tende a ser maior devido a presença de O2 enquanto nos músculos o pH tende a ser menos devido ao acúmulo de CO2. A ventilação atua mantendo o sistema em equilíbrio, reduzindo o excesso de CO2 no sangue que é transportado principalmente pelo plasma sob a forma de bicabornato, numa equação reversível. Quando há um caso de hiperventilação, a equação segue o princípio de Le Chatelier deslocando-se no sentido de reduzir a quantidade de prótons.
Equação do sistema normal:
CO2 + H2O <------> H2CO3<--------> HCO3 + H+
Em caso de hiperventilação:
HCO3 + H+ -----------------> H2CO3 ------> CO2 + H2O
O sangue humano possui mecanismos que evitam que o seu pH sofra grandes alterações. Um desses mecanismos ocorre quando o CO2, um produto terminal de nosso metabolismo, dissolve-se no sangue.
Se uma pessoa respirar muito rapidamente, a concentração de CO2 diminui e o pH do sangue aumenta. Nos casos em que o pH do sangue arterial fica acima de 7,4 temos um quadro de alcalose.