1) Observe o excerto:
Arcadismo é a designação dada para as manifestações artísticas e literárias concentradas sobretudo no século XVIII, ou Século das Luzes, assim chamado devido à disseminação do racionalismo iluminista.
(Guerra, Bruna Tella. Literaturas de língua portuguesa I. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017)
Assinale a alternativa que indica corretamente outro termo que designa o Arcadismo:
Alternativas:
a) classicismo
b) barroco
c) subjetivismo
d) indianismo
e) neoclassicismo
2) “Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis. Ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada menor que a natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco, o segundo, do Romantismo; o terceiro, do Classicismo.”
No trecho acima, o crítico literário Antonio Candido faz uma diferenciação de três atitudes estéticas possíveis na literatura. Quando se refere a Classicismo, na verdade está se referindo ao período do Arcadismo. De acordo com o trecho, assinale a alternativa com o melhor substantivo para traduzir a atitude estética arcadista.
Alternativas:
a) Horror.
b) Desajuste.
c) Harmonia.
d) Tédio.
e) Felicidade.
3) “Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!”
O trecho apresentado é o início de um dos mais famosos sermões do Padre António Vieira. Sobre ele, é possível afirmar:
Alternativas:
a) Para Vieira, o sal representa a corrupção, e ele especula como é possível aumentar a quantidade de pessoas disposta a eliminá-la.
b) Para Vieira, o sal representa o combate à corrupção, e ele especula como é possível aumentar a quantidade de pessoas disposta a eliminá-la.
c) Para Vieira, o sal representa a corrupção, e ele especula por que num mundo com tantas pessoas que têm papel eliminar a corrupção, ela ainda existe.
d) Para Vieira, o sal representa o combate à corrupção, e ele especula como é possível acabar com os pregadores.
e) Para Vieira, o sal representa o combate à corrupção, e ele especula por que ela ainda existe num mundo com tantas pessoas que têm papel eliminá-la.
Respostas
respondido por:
12
1 A letra correta é a e) neoclassicismo
respondido por:
5
Resposta:
letra E
Explicação:
Corrigida
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
neoclassicismo
2- c)
Harmonia.
3- e)
Para Vieira, o sal representa o combate à corrupção, e ele especula por que ela ainda existe num mundo com tantas pessoas que têm papel eliminá-la.
4- b)
embora apresentem uma tensão psicológica maior, os quadros barrocos causam um certo alívio a quem havia se cansado do estilo harmonioso classicista.
5- d)
O eu-lírico é um pastor que tem apreço pela vida no campo.