”Os indivíduos que apresentam o TPOC caracterizam-se por serem perfeccionistas, excessivamente preocupados com detalhes, cumprimento de regras, organização e horários. São exigentes, rígidos e inflexíveis em questões de moral tanto para consigo mesmos como em relação aos outros” (CORDIOLI. A.V. TOC. 2 ed. São Paulo: Artmed, 2014).
O tipo subclínico não carece necessariamente de tratamento por não comprometer a rotina e desempenho do sujeito. No quadro clássico de TOC o tratamento compreende:
anticonvulsivante.
psicoterapia.
antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (IRSS) e psicoterapia.
eletroconvulsoterapia.
medicação.
Questão 2/5 Valor da questão: 2,00
“Na segunda questão na avaliação do paciente é a identificação das comorbidades. A regra é que além dos sintomas obsessivo-compulsivos (OC) típicos do TOC, estejam presentes uma ou mais comorbidades. O chamado de TOC “puro” é raro, e na prática, é mais a exceção do que a regra. De fato as pesquisas têm mostrado que mais da metade dos pacientes apresentam, concomitantemente, outros transtornos psiquiátricos e uma prevalência de comorbidades entre os indivíduos com o transtorno bem maior do que a encontrado na população em geral” (CORDIOLI. A.V. TOC. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2014).
É comum estarem associados aos seguinte (s)quadro (s):
Transtornos somatoformes.
Transtorno antissocial.
Psicose.
Depressão e fobia.
Depressão maior.
Questão 3/5 Valor da questão: 2,00
De acordo com o DSM -V, 2014, em relação ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), analise:
I. É possível identificar, na maioria das vezes, o fator que deflagrou ou acentuou o quadro psiquiátrico, como trauma, estresse familiar, dentre outros.
II. Apresenta compulsões, como ações ritualizadas, que servem para aliviar o quadro de ansiedade.
III. O quadro de TOC apresenta complicações por depressão e por grave prejuízo na vida ocupacional e social do paciente.
Tomando as assertivas como base, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Respostas
A alternativa correta para a questão, é:
"Antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (ISRS) e psicoterapia."
O Trasntorno Obssessivo-Compulsivo (TOC) ou, conhecido também como Perturbação Obssessiva-Compulsiva é uma patologia psicológica que atinge diversos indivíduos no mundo inteiro.
Esse tipo de patologia é caracterizado pelos pensamentos e atitudes repetitivas e obsessivas que essas pessoas apresentam, tais como lavar as mãos repetidas vezes, checar as portas da casa mais de uma vez, além dos pensamentos, cenas e ideias que parecem não sair da mente da pessoa.
Esse transtorno, não raras vezes, torna as pessoas excêntricas e muito rígidas; entretanto, elas mesmas sofrem com isso, pois elas têm o entendimento de que muitas de suas ações são irracionais, porém, não conseguem se livrar espontaneamente delas.
Para o tratamento do TOC, são utilizados métodos para fins de cuidado individual e paliativo, que incluem: a psicoterapia em suas diversas modalidades e medicamentos com inibidores da recaptação de serotonina (ISRS), ansiolíticos e antidepressivos, e os profissionais recomendados para efetuar o tratamento são os psicólogos clínicos e psiquiatras.
Recomenda-se não postar questões muito extensas, a fim de que possa ser ajudado da melhor forma.
Espero ter ajudado!