• Matéria: Contabilidade
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Casa Alfa Presentes

A casa Alfa presentes comercializava produtos de utilidade doméstica, em sua maioria utensílios para cozinha, decorações e jardinagem. Costumava-se dizer que a casa Alfa tinha “soluções para o lar”. Trabalhava com uma gama variada de mercadorias em plástico, ferro, alumínio, inox, acrílico, barro, porcelana, madeira, vidro e cristal.
O proprietário da empresa percebeu que, da diversidade de produtos que vendia, um bom percentual do faturamento vinha dos presentes de casamento, de aniversário de casamento ou mesmo dos próprios recém casados. As vendas aumentaram e a empresa passou a atender uma grande quantidade de clientes. Virou referência e tradição na cidade, pelo preço, qualidade e diversidade. A empresa caminhava tão bem que foram abertas duas filiais em municípios próximos. Porém, depois de um tempo que abriram essas duas filiais, alguns problemas começaram a surgir, uma vez que tudo na empresa havia sido pensado e concebido sem prever uma expansão tão grande em tão pouco tempo.
Como não foi um crescimento planejado, havia dificuldade para gerenciar a empresa e o proprietário sentia que estava perdendo dinheiro, ou pelo menos que poderia ganhar muito mais se houvesse uma melhor administração. Era consenso que, em graus diferentes, existiam problemas de planejamento, organização, direção e controle. Havia problemas de tecnologia, comunicação interna, prazos, falta de recursos financeiros para investimentos, relacionamento com fornecedores e clientes, dentre outros. O proprietário percebia que não havia muito controle sobre as atividades das duas filiais e do jeito que estava não poderia continuar.

MASIERO, Gilmar. Administração de empresas. São Paulo: Saraiva, 2007. (Adaptado).

O exemplo da Casa Alfa Presentes traz informações relevantes sobre o processo de organização de uma empresa. De acordo com o caso acima, faça uma explanação das funções da administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle, buscando exemplificar e aplicar essas funções para a situação da empresa em questão. Em seguida, estabeleça quais políticas e procedimentos você adotaria se estivesse no comando da Casa Alfa Presentes?

Respostas

respondido por: alessandramach
1

De acordo com a situação descrita pelo próprio enunciado, tudo ia muito bem com a empresa "Casa Alfa Presentes" até que ela entendeu que poderia expandir o negócio e abrir duas filiais em cidades vizinhas.

Isso acontece com muitos empresários de pequenos negócios, que experimentam um crescimento vertiginoso e acreditam que podem gerar outras empresas.

O que ocorreu foi o seguinte:

Como o próprio enunciado diz, houve falhas nas quatro funções fundamentais da Administração, que são o Planejar, o Organizar, o Dirigir e o Controlar.

A primeira falha crucial foi em termos de Planejamento, pois, sem que ele seja feito de uma maneira adequada, todas as outras funções serão comprometidas, invariavelmente.

O Planejamento é a base de sustentação de qualquer empreendimento e é o responsável por pensar no negócio a longo prazo: quais são as ações mais adequadas a serem executas, qual a melhor estratégia para a expansão do negócio, como será o relacionamento da empresa para com os clientes e fornecedores, etc.

A Organização envolve a decisão de como serão executadas as ações necessárias frente à estratégia adotada pela empresa, de maneira que sejam implementadas da melhor maneira possível.

A Direção e o Controle estão relacionadas ao poder de comando do Administrador e à sua habilidade gerencial, que precisa dirigir e tocar o seu negócio, tomar as decisões cabíveis e mais acertadas e avaliar se os resultados desejados estão sendo mesmo obtidos ou não, efetuando as correções necessárias caso seja  preciso.

Logo, podemos compreender que houve uma falha generalizada nessa tentativa de expansão da empresa; mas, podemos inferir também que, talvez, ainda não fosse o momento do proprietário ter investido em novas filiais, pelo menos, não em tão curto espaço de tempo.

Nesse contexto, podemos dizer que faltou um "feeling" para ele, também.

Uma vez que os negócios já se encontram abertos, o que ele precisa fazer é repensá-los e ver o que é possível e viável fazer e em qual prazo de tempo, para que os mesmos deem certo.

Caso não seja possível, talvez seja melhor mesmo que ele feche as filiais e continue apenas com a primeira loja, pelo menos, até ele conseguir recuperar o fôlego financeiro.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares