• Matéria: Português
  • Autor: gomesgilmar
  • Perguntado 7 anos atrás

[...]"quando pensamos na obra de Machado de Assis, surge certo estranhamento à medida que estabelecemos relações de sua produção com a categoria do fantástico, por razões óbvias e já sabidas: Machado de Assis representa, dentro de uma tradição literária brasileira, o escritor realista por excelência. Porém, se nos atentarmos para algumas de suas narrativas, percebemos ligações com o gênero em questão, não de maneira vertical, no entanto, algumas marcas da literatura fantástica fazem-se presentes”.(Conteúdo AVA).
Considerando a afirmação acima e algumas características da literatura fantástica, é correto afirmar que:


A literatura fantástica, tal como se verifica na prosa de Machado de Assis, é uma espécie de narrativa em que os elementos sobrenaturais estão necessariamente presentes, como exemplificados nos seus contos.

Os textos de Machado de Assis não apresentam praticamente nenhum aspecto da literatura fantástica, por se tratar de um autor realista e que, durante sua vida, combateu toda sorte de literatura que não expressasse a realidade da forma mais objetiva possível.

Alguns dos textos de Machado de Assis, embora realistas, possuem aspectos que podem ser creditados à narrativa fantástica, sobretudo alguns de seus contos, como são exemplos os contos "A igreja do diabo" e "Entre santos".

A literatura fantástica diz respeito fundamentalmente ao contos realistas, como ocorre em Machado de Assis, já que é uma forma de exprimir aspectos ocultos da realidade.

Não se pode dizer propriamente que a literatura fantástica seja um gênero de literatura, já que o estranhamento causado por esse tipo de narrativa refere-se principalmente à ficção científica, texto alheio ao universo da literatura.

Respostas

respondido por: makmorales
0

Podemos apontar que, apesar Machado de Assis ser um expoente da estética realista, alguns de seus textos possuem aspectos que podem ser creditados à narrativa fantástica, sobretudo alguns de seus contos, como são exemplos os contos "A igreja do diabo" e "Entre santos".

Essas obras são puramente ficcionais e, apesar de realistas em si, possuem elementos da literatura fanática que são notados facilmente ao decorrer das respectivas tramas.

Letra C.

Abraços!


r1245: OLÁ, você poderia me ajudar ? você sabe fazer poema , rimas soneto clássico 2 quartetos é 2 terceiros?
r1245: Mais que não seja pego da INTERNET, pq o professor VERIFICA tudo
r1245: ficaria muito AGRADECIDA se poder me AJUDAR!!!
Perguntas similares