O espaço urbano é uma forma de ocupação espacial resultante de uma alta concentração de pessoas e da junção de diversas atividades produtivas e de comercialização, como sistema de transportes com tráfego de veículos e o consumo e produção de resíduos. Diante disso áreas urbanas se tornam grandes propulsoras de impactos ambientais, onde fatores como industrialização, produção, circulação e consumo de mercadorias, bem como a concentração populacional nas cidades, exercem pressão sobre os recursos naturais, e por consequência, tem-se a degradação dos ambientes urbanos. A compreensão do fenômeno urbano, embora complexa, estabelece as bases para o processo de desenvolvimento sustentável das cidades. Acselrad, com esse objetivo, por meio de um estudo, conseguiu identificar representações distintas da cidade capazes de dar durabilidade à integridade do urbano. A partir daí, foi desenvolvido um modelo para análise da sustentabilidade urbana, a partir das matrizes identificadas por Acselrad, que consiste em um modelo de monitoramento da sustentabilidade abrangente à problemática urbana brasileira, sendo flexível para atender às condições urbanas locais e dar suporte ao processo de desenvolvimento das cidades.
Acselrad, em seu estudo, pôde identificar três vertentes para análise urbana, ou seja, representações distintas da cidade que analisam
Escolha uma:
a.
o processo de produção de matéria e o seu impacto no meio ambiente; a capacidade adaptativa do ecossistema urbano; e o uso dos recursos energéticos como combustíveis fósseis e energia elétrica.
b.
o processo de produção de matéria da cidade e o seu impacto no meio ambiente; a qualidade de vida da população da cidade e a questão social; e a existência de políticas públicas urbanas como forma de minimizar as desigualdades sociais.
c.
a existência de características urbanas sustentáveis e eficientes, a produção e o destino dos resíduos na cidade; e a existência de tecnologias ecoeficientes poupadoras de energia, de espaço e de material, na cidade.
d.
o processo de produção de matéria da cidade e o seu impacto no meio ambiente; a capacidade adaptativa do ecossistema urbano; e a existência de políticas públicas urbanas como forma de minimizar as desigualdades sociais.
e.
o processo de industrialização e modernização da cidade, a qualidade de vida da população da cidade e a questão social; e o crescimento populacional urbano e a pressão técnica urbana das populações e das atividades no espaço urbano.
Respostas
Dainte do evidenciado, podemos assinalar a alternativa b como a correta. Isso porque é imprescindível para qu eocorra a manutenaçõ do espaço urbano de forma adequada o que podemos compreender como análise das questões relacionadas ao desenvolvimento da cidade.
Sendo estes corretamente evidenciados em se tratar do processo de produção de matéria da cidade e o seu impacto no meio ambiente; a qualidade de vida da população da cidade e a questão social; e a existência de políticas públicas urbanas como forma de minimizar as desigualdades sociais.
Resposta:
o processo de produção de matéria da cidade e o seu impacto no meio ambiente; a qualidade de vida da população da cidade e a questão social; e a existência de políticas públicas urbanas como forma de minimizar as desigualdades sociais.
Explicação:
VERIFICADA PELO AVA