• Matéria: História
  • Autor: Fernada5817
  • Perguntado 7 anos atrás

4) (UFCE) Leia o trecho abaixo.

"Na mineração, como de resto em qualquer atividade primordial da colônia, a força de trabalho era basicamente escrava, havendo entretanto os interstícios ocupados pelo trabalho livre ou semilivre."(Souza, Laura de M. Desclassificados do Ouro: pobreza mineira no século XVIII. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990, p.68)

Com base neste trecho sobre o trabalho livre praticado nas áreas mineradoras do Brasil Colônia, é correto afirmar que:

a) devido à abundância de escravos no período do apogeu da mineração, os homens livres conseguiam viver exclusivamente do comércio de ouro.

b) em função da riqueza geral proporcionada pelo ouro, os homens livres dedicavam-se à agricultura comercial, vivendo com relativo conforto nas fazendas.

c) perseguidos pela Igreja e pela Coroa, os homens livres procuravam sobreviver às custas da mendicância e da caridade pública.

d) sem condições de competir com as grandes empresas mineradoras, os homens livres dedicavam-se à "faiscagem" e à agricultura de subsistência.

e) em função de sua educação, os homens livres conseguiam trabalho especializado nas grandes empresas mineradoras, obtendo confortáveis condições de vida.

Respostas

respondido por: JhemilyL
416

Resposta: ALTERNATIVA "D"

Sem condições de competir com as grandes empresas mineradoras, os homens livres dedicavam-se à "faiscagem" e à agricultura de subsistência

Explicação: Sou linda

respondido por: nataliafransantos
77

Sobre o trabalho livre praticado nas áreas mineradoras do Brasil colônia está correto a letra d.  

A exploração das minas exigia alto investimento e somente as pessoas com maior poder aquisitivo estavam aptas pela Coroa para realizarem grande exploração.  

Os trabalhadores mais pobres não tinham condições econômicas de concorrer com as empresas mineradoras que possuíam trabalhadores escravizados em grande número para realizarem a extração do ouro.  

Muitos destes trabalhadores trabalhavam com a agricultura de subsistência para a sua sobrevivência em regiões próximas à região aurífera.  

Outros trabalhadores praticavam a “faiscagem” que consistia na exploração mais simples do ouro através dos leitos dos rios a partir de uma bateia (bacia rasa em forma cônica feita de metal ou madeira). Era praticada com um pequeno número de escravos.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/1869194

Anexos:
Perguntas similares