“O conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 101. Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque clássico apresentava: A Nos livros, a relação sociedade/natureza era o foco principal. B A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico. C O espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra. D A revisão conceitual da geografia clássica ficou inacabada por alguns anos. E Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
Respostas
Os conceitos de natureza e de sociedade no Ensino de Geografia no enfoque clássico:
E. Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
A geografia tradicional estava baseada nas idéias positivistas de Augusto Comte, adotando assim, o método científico desenvolvido através da observação, da descrição e da classificação dos fatos.
Era uma descrição compartimentada do quadro natural e humano, eliminando qualquer relação entre eles, não se preocupando com a análise das relações sociais, mas com o estudo dos aspectos visíveis e dos fenômenos mensuráveis.
O material didático era fundamental neste método de ensino, “porque eram as ‘coisas’: animais, plantas, rios etc, ou suas representações, globo terrestre, mapas, cartazes de anatomia, que importavam inicialmente, não os seus conceito.
Bons estudos!
A afirmativa “E” está correta, pois nos livros didáticos com enfoque clássico, os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia). Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes, ainda eles já estivessem completamente modificados. O conceito de sociedade não era desenvolvido nesses livros. No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas características étnicas e quantitativas. As demais alternativas são de enfoque crítico.