Respostas
É notório que o racismo esta enraizado na cultura brasileira,sem dúvidas, sua principal raiz é a escravidão. Com o objetivo de amenizar o problema foram criadas políticas que visam combater a desigualdade social dos negros, uma delas é a lei que criminaliza a discriminação por raça.
Sabe-se que diariamente são noticiados na mídia casos de racismo,segundo a Constituição de 1988 a lei Caó, número 7716/89, a pessoa racista é punida com reclusão, sendo um crime inafiançável e imprescritível, e além do mais, confirmando que “todos somos iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza”.
A polêmica política de cotas é uma medida que tem como principal objetivo a integração dos negros à sociedade.Muitas discussões giram em torno dessa medida, algumas pessoas defendem que os alunos que ingressarem em uma universidade por meio de cotas rebaixam a qualidade do ensino das instituições.
Embora vemos que no mercado de trabalho, a perspectiva de crescimento de um negro é menor do que a de um branco, outro fator que devemos levar em consideração são os dados que demonstram que os negros estão mais expostos à violência. De acordo com o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisando casos registrados entre 2005 e 2015, 71% das vítimas de homicídios no Brasil são negras.
Fica evidente, portanto, que o racismo ainda é presente na sociedade brasileira e que a única forma de se acabar com esse, é acabar com as diferenças sócias existentes entre brancos e negros.Além dos projetos já em vigor, o governo deve investir no ensino fundamental público, no qual a maioria dos alunos é negra. As escolas e a mídia devem conscientizar as pessoas sobre a igualdade entre as raças, a fim de promover a integração das minorias à sociedade.