• Matéria: Geografia
  • Autor: fernandomontes
  • Perguntado 7 anos atrás

Tem como eliminar o agrotóxico do alimento e da água? Se sim, como?

Respostas

respondido por: jessicacandido2009
1

Do alimento tem, através de água corrente gelada e vc pode deixar de molho em soluções ácidas (Vinagre, limão e bicarbonato) especialistas falam para tirar a casca das verduras.

Em relação a água eu Já vir reportagem que dizia já existia um filtro para retirar o agrotoxico da água.


fernandomontes: Muito obrigado! Me ajudou muito
respondido por: janceydoliveira
1

Resposta:

Olá! como vai? Bom da água tem como, mas é extremamente complicado, já do alimento, é bem mais simples de tirar o agrotóxico!

Explicação:

A maioria dos filtros encontrados no mercado, como o de barro, não têm capacidade de retirar os agrotóxicos. “Uma vez que o pesticida chega na água, ainda não se tem um processo bem substanciado e que garanta que o cidadão possa usá-lo para fazer a purificação”

O motivo são as transformações sofridas pelo pesticida. “Quando o princípio ativo cai na água de um rio, que pode servir de fonte de abastecimento, as moléculas sofrem vários processos químicos e microbiológicos. A degradação se dá via luz do solar, além da oxidação, e a molécula produz outros compostos, chamados de subprodutos. Um agrotóxico pode ter um, dois, três ou até mais subprodutos”

Diferentemente da água há modos simples de retirar os agrotóxicos impregnados em alimentos.

A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem um guia na página oficial onde dá recomendações, mas destaca que os métodos não surtem efeito nos casos em que o pesticida são absorvidos para a parte interna do alimento.

Na página, a agência ligada ao Ministério da Saúde recomenda “adquirir alimentos orgânicos ou provenientes de sistemas agroecológicos, assim como os chamados alimentos da ‘época’ (safra), que costumam receber, em média, carga menor de agroquímicos”. O guia explica que os pesticidas podem ser classificados em dois modos de ação, os sistêmicos e de contato. O primeiro grupo atua no interior das folhas e polpas, penetrando nelas. Já os de contato agem, principalmente, nas partes externas do vegetal, embora uma quantidade possa ser absorvida pelas partes internas. Com isso, lavar e retirar as cascas e folhas contribuem para a retirada de parte dos pesticidas, porém são incapazes de eliminar aqueles contidos no interior do alimento.

Os produtos sistêmicos são preferidos por muitos agricultores, e são usados principalmente quando a necessidade de atingir o alvo (erva daninha, fungo ou praga) é maior. O produto também rende mais. Enquanto é necessário mais de 70 gotas por centímetro quadrado de um fungicidas de contato, a quantidade usada do sistémico varia entre 30 e 50 gotas.

Perguntas similares