1. Um terrorista é preso acusado de ter colocado uma bomba em local público, a qual está prestes a explodir. O setor de inteligência da Polícia interceptou ligações e descobriu que ele foi o responsável pela colocação do explosivo. Ele admite que é terrorista e que instalou a bomba, mas não quer contar onde foi, nem quando ela vai explodir. Pergunta-se: é justo torturá-lo para descobrir onde está a bomba e quando ela será acionada? Ou seja, sacrificar a vida dele, que praticou um ilícito, em busca da defesa da vida e da segurança de uma coletividade. Justifique indicando qual(is) teoria(s) a respeito de justiça você utilizou.
Respostas
respondido por:
4
Este é um caso difícil, onde um dilema moral entra em conflito com as regras jurídicas. Será melhor torturar o terrorista para que ele admita onde está a bomba e salvar as pessoas, ou não torturá-lo e por um acaso a bomba explodir?
Não considero correto desrespeitar o ordenamento jurídico, mesmo em um caso específico, porque isso quebra toda a segurança legal que existe, abrindo exceções para que outros casos como esse ocorram.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás